Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
THEOPHILUS, CYRILLUS & CATHARINA.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

THEOPHILUS, CYRILLUS & CATHARINA.

(créditos: Tolentino.)

THEOPHILUS– Lat: 11.4º S,  Long: 26.4o E – diâmetro: 100 Km – profundidade: 3,2 Km.

Theophilus da Alexandria: foi patriarca de Alexandria, Egito, de 385 a 412.

CATHARINA– Lat: 18.0o S, Long: 23.6º E – diâmetro: 100 Km – profundidade: 3,1 Km.

Saint Catharine de Alexandria, Egito: Santa e Mártir.

CYRILLUS– Lat: 13.2º S,  Long: 24.0o E – diâmetro: 98 Km – profundidade: 3,1 Km.

Cyril da Alexandria: foi o patriarca da Alexandria, Egito, de 412 a 444.

Melhor período para observação: 5 dias após Lua Nova ou 4 dias após Lua Cheia.

Foto no Mapa: LAC 78 e LAC 96.

__________________________________________________________________________________________________

As crateras TheophilusCyrillus e Catharina formam um dos conjuntos mais impressionantes para a observação telescópica. 

Posicionada mais ao sul do grupo está a cratera Catharina, com 100 Km de diâmetro e 3,1 Km de profundidade. Suas paredes ásperas, de contorno irregular, hospedam as marcas de impactos menores. Catharina é claramente a mais erodida e, dessa forma, a mais antiga do trio.

A cratera do meio, Cyrillus, não é muito mais jovem. Note o aparente e enorme “canal” que conecta Cyrillus a Catharina. Na realidade, a conexão é o resultado da ação de muitos impactos, além de desmoronamentos.

Cyrillus tem 98 Km de diâmetro e apenas 3,1 Km de profundidade, apesar de suas encostas interiores serem mais destacadas e darem a impressão da cratera ser mais profunda. No piso de Cyrillus, próximo ao centro, existem três proeminentes picos.

A cratera mais jovem das três é Theophilus, com seus 100 Km de diâmetro e 3,2 km de profundidade. É, por si própria, uma formação espetacular. As bordas externas que circundam a cratera elevam-se por cerca de 1,2 Km acima do nível da redondeza exterior. As bordas externas formam uma espécie de “fortificação” com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros do impacto.

Seu interior é um pouco mais profundo, apresentando 3,2 Km abaixo do nível da redondeza externa. O interior da cratera Theophilus é muito complexa. Claramente suas paredes interiores em forma de degraus ou curvas de nível, foram muito degradadas por deslizamentos e desmoronamentos.

Observe seu piso liso que circunda o magnífico aglomerado de montanhas. O pico mais alto desse aglomerado atinge 2 Km acima do nível do piso interno da cratera.

Existem relatos de aparições estranhas em Theophilus e muitos astrônomos a consideram um “local quente” para busca por TLP (Transient Lunar Phenomenon  fenômeno lunar transitório, breve ou passageiro), que são descritos como aparições rápidas de luzes, cores ou mudança de aparência no visual, o que poderia demonstrar a existência de manifestações vulcânicas, escape de gases ou outros processos geológicos que supostamente implicaria que a lua não estaria geologicamente morta. O termo TLP foi criado em 1968 pelo astrônomo inglês Sir Patrick Moore, autor de mais de 70 livros sobre astronomia e colunista da revista inglesa Sky at Night.

Foto executada com apenas 1 frame em: ‎22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02h34m.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023