Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Terceira Nova de 2016 em Sagitário.

Nova_3
24/10/2016
Informativo Observacional do NEOA-JBS, 09/2016
 
Assunto: Segunda Nova de 2016 em Sagitário
 
No dia 20 de outubro de 2016 foi descoberta outra estrela do tipo Nova na constelação de Sagitário (Sagittarius), sendo o terceiro objeto desse tipo encontrado em 2016. A estrela foi detectada numa imagem CCD obtida por Koichi Itagaki (Yamagata, Japão) às 09:11 TU da supracitada data. A identificação do objeto é Nova Sagittarii 2016 nº 3.
 
Naquela ocasião o brilho do objeto foi medido em magnitude 10,7 (CCD sem filtro). Em Florianópolis esperávamos observar esse objeto na noite de 20-21 de outubro de 2016 durante uma atividade observacional do NEOAJBS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, porém o céu nublado frustrou nossos planos.
 
As noites seguintes também não permitiram que detectássemos essa estrela aqui em Florianópolis. No Brasil o observador Carlos Arlindo Adib (Tramandaí/RS) estimou o brilho da estrela em magnitude 9,1 na noite de 21 de outubro de 2016 às 23:50 TU. Desde então o brilho vem aumentando de modo que registros mais recentes indicam um objeto de 8ª magnitude, sendo possível observá-lo por meio de instrumentos com abertura superior a 50 milímetros. Sua localização é fácil, situando-se próximo das estrelas gamma e W Sagittarii, porém durante a última semana de outubro a estrela está disponível até as 23:00 HBV. Na próxima página apresentamos um mapa específico com orientação astronômica padronizada para acompanhar a evolução do brilho desta estrela usando as magnitudes de outros astros como comparação. A estrela com magnitude em itálico (46) é uma daquelas usadas para comparar o brilho de X Sgr e W Sgr.
 
O que são Novas?
Segundo Ian Ridpath esses objetos são vistos “normalmente em sistemas binários fechados, onde a estrela de maior massa evoluiu numa anã branca e a de menor massa está em sua fase gigante. Nesses casos, a gravidade da anã branca [é suficiente] para arrancar material da companheira para si. A estrela anã forma uma atmosfera quente e densa que pode enfim [passar por uma violenta reação termonuclear]”.
 
Florianópolis, 24 de outubro de 2016
 
Alexandre Amorim
Coordenação de Observação Astronômica do NEOA-JBS
 
Referências:
 
CBAT-IAU. CBET nº 4332. Disponível em: http://www.cbat.eps.harvard.edu/iau/cbet/004300/CBET004332.txt. Acesso em: 24 out. 2016.
RIDPATH, I. Guia Zahar de Astronomia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Carj

CARJ - Meio séculos de olhos ...
CARJ - Meio séculos de olhos voltados para o céu!
Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 de junho de 1976 no Observatório Nacional, o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro atravessou décadas difundindo a ciência do ... Leia mais

Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 ... Leia mais
03/06/2026
Carj15

Os 50 anos do tradicional CARJ!
Os 50 anos do tradicional CARJ!
ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube de Astronomia mais conhecido do Brasil! No dia 30 de Junho, o CARJ (Clube de Astronomia do Rio de Janeiro), completará 50 anos e, para ... Leia mais

ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube ... Leia mais
02/06/2026
Bo

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2026.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível ... Leia mais
27/05/2026
Bo

"Boletim Observe!" - abril de ...
"Boletim Observe!" - abril de 2025.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está ... Leia mais
29/03/2025