Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

RELÓGIOS DE SOL COM CANHÃO - por Nelson Travnik.

Trav_1
05/10/2016

CURIOSIDADES DA GNOMÔNICA

RELÓGIOS DE SOL COM CANHÃO

* por Nelson Travnik

[email protected]

 

Numa de minhas idas a Paris, deparei certa vez com uma fotografia de uma jovem segurando um relógio de Sol com um canhão, sem, contudo, conter informação onde se encontrava e quem tinha construído. Considerei a idéia genial e prometi um dia executá-la, o que aconteceu em maio desse ano de 2016. Achei a principio que era inédito no Brasil e ai veio a noticia da minha colega e amiga Dra. Maria Elizabeth Zucolotto, responsável pelo Setor de Meteorítica do Museu Nacional – UFRJ, situado na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro: aqui tem um relógio de Sol adquirido pelo imperador D. Pedro II em 1858 para seu gabinete de Astronomia. O relógio foi calculado para a latitude de - 22° 54’ 22” S do Rio de Janeiro. D. Pedro II foi um apaixonado pelas Ciências, notadamente Astronomia e reuniu em sua residência oficial – o Paço de São Cristovão – que abriga hoje o Museu Nacional, um gabinete astronômico com uma imensa biblioteca .

O relógio de Sol por mim construído, tem uma base de mármore branco (mesa) de 60 cm de diâmetro, um gnômom de aço inoxidável, um canhão modelo Idade Média doado pelo meu colega Luigino Drioli de São Paulo, uma lupa com 5 cm de diâmetro e gravações das horas, linhas e rosa dos ventos feitas pelo meu amigo Valdemar G. T. Neto de Americana. O diferencial é que o relógio é rotativo, isto é, está colocado em uma base solto de molde a poder direcioná-lo para o Sol a qualquer hora e fazer o canhão disparar. Isso foi feito e é indispensável nas visitas escolares para os alunos verem o relógio e o disparo do canhão que é sua atração principal. Encontra-se no gramado do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum junto a outros quatro modelos de relógios de Sol que constitui o Museu do Tempo. A latitude é de – 22° 42’ 30.9" S e longitude de 47° 38’ 00. 8" W.

A novidade agora vem da Itália. A comunidade Santa Maria Villiana, localidade do Município de Gaggio Montano, inaugurou um modelo de relógio de Sol com canhão para lembrar a libertação do Município pelos soldados da Força Expedicionária Brasileira, FEB, em 3 de março de 1945, ao apagar das luzes da Segunda Guerra Mundial.  O relógio foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Righi e construído por Giuseppe Gandolfi em 2014. O relógio foi calculado para a latitude de -22° 56” 43” S próxima do Rio de Janeiro. Mas não é só. Essa foi a segunda comemoração à libertação do Município. O mesmo Giuseppe Gandolfi já havia construído um outro relógio de Sol com o mesmo motivo, porém com a latitude de 44° 14’ 38” calculada para a Itália. Como vemos, nessa devoção a construção de relógio de Sol com canhão, a comunidade italiana é campeã!

* Nelson Travnik é diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba / SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França. 

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023