Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

ESPETÁCULO NO CÉU - MERCÚRIO FICARÁ ALINHADO ENTRE A TERRA E O SOL por Nelson Travnik.

Foto_1
18/04/2016

 

ESPETÁCULO NO CÉU

MERCÚRIO FICARÁ ALINHADO ENTRE A TERRA E O SOL

por Nelson Travnik *

O fenômeno denominado trânsito será visto integralmente no Brasil na segunda-feira dia 9 de maio. Não será visível a olho nu dado o pequeno tamanho do planeta que aparece sobre o Sol com um diâmetro de apenas 1/150 do diâmetro solar. O próximo trânsito somente ocorrerá em 11/11/2019. O primeiro a predizer o trânsito de Mercúrio foi o astrônomo alemão Johannes Kepler que o anunciou para o dia 7/11/1631 e foi observado por Pierre Gassendi. Antes disso não há nenhuma referência a observação de Mercúrio pelo disco solar pois ele só é visível através do telescópio que somente foi introduzido por Galileu em 1610. No passado vários astrônomos entre os quais Newcomb e Le Verrier, descobriram anomalias no periélio de Mercúrio que fugiam a lei da gravitação de I. Newton. Para explicar isso, chegou-se até a possibilidade da existência de um planeta entre o Sol e Mercúrio que até recebeu um nome: Vulcano. O chamado avanço do periélio de Mercúrio só foi solucionado pelo alemão A. Einstein em sua Teoria da Relatividade.

Há de 13 a 14 trânsitos em um século com intervalos irregulares que podem ser de três, sete, dez e treze anos. Se Mercúrio e a Terra orbitassem o Sol num mesmo plano, o planeta passaria sobre o disco solar a cada conjunção inferior ou seja: três vezes por ano em média. Isso não acontece porque a orbita de Mercúrio é levemente inclinada de 7° 00” em relação a eclíptica. A condição necessária para que ocorra um trânsito é similar a necessária para um eclipse solar ou lunar isto é, a Terra deve estar próxima a linha dos nodos da órbita do planeta. Como os nodos do planeta estão nas latitudes 227° e 47° e são cruzados pela Terra próximo aos dias 7 de maio e 9 de novembro, os trânsitos somente podem ocorrer próximos a esses dias. A diferença principal é que nos trânsitos de maio, Mercúrio está mais próximo da Terra e seu semi-diâmetro é um pouco maior que os trânsitos de novembro. Devido a excentricidade da órbita do planeta, a mais forte do sistema solar, 0,205,  os trânsitos de novembro são duas vezes mais numerosos que os de maio. A velocidade de Mercúrio no periélio é de 59 km/s, bem mais rápida do que no afélio, 39 km/s. No trânsito deste ano, Mercúrio estará a uma distância de 83.511.000 km da Terra e terá um diâmetro aparente de 12.1” .

 

OBSERVAÇÃO

O trânsito deste ano terá duração de 7,5 horas, maior, portanto, que os de 2003 e 2006. Além da observação visual, a fotografia e a filmagem é a melhor forma de cronometrar as fases do fenômeno. O emprego também de imagens em H-Alpha será muito interessante. Os instantes principais para o trânsito do próximo dia 9 são os seguintes:

1º contato externo: 08:12, quando o disco do planeta toca externamente o bordo do Sol

2º contato interno: 08:15, quando o disco do planeta já passou pelo bordo do Sol

>>   Meio               : 11:57

3º contato interno: 15:39, quando o disco do planeta toca o bordo  do Sol internamente

4º contato externo: 15:42, quando todo o disco do planeta cruza pelo bordo do Sol

A precisão em segundos dos contatos depende naturalmente da posição do observador no País. Os primeiro e quarto contatos são muito difíceis de se determinar por observação visual. Já nos segundo e quarto contatos, embora haja bom contraste entre o planeta e o fundo (fotosfera), a tomada dos tempos se torna imprecisa devido ao efeito “Black Drop”. É um efeito fisiológico que persiste sempre após a entrada ou antes da saída do planeta do disco solar. Nos trânsitos é possível ainda calcular o diâmetro do planeta a partir da medição exata do tempo que transcorre entre a entrada e a saída do disco solar.

* Diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba/SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França, SAF.

 

REFERÊNCIAS

Anuário Astronômico Catarinense, 2016, A. Amorim, Membro da SAF,REA,AAVSO,NEOA

Astronomie Populaire, Camille Flammarion

Observatório Astronômico Flammarion/MG, trânsitos de 1960,1970 e 1973, N. Travnik

Observatório Astronômico Anwar Damha/SP, trânsito de 2003, N. Travnik

L’ Astronomie, avril 2016, Société Astronomique de France /SAF

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023