Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Transito de Mercúrio na frente do disco solar - por Hélio Vital.

Image_18_b_menor
10/04/2016

Transito de Mercúrio na frente do disco solar:

No dia 09/05/2016, ocorrerá o transito de Mercúrio na frente do disco solar. Esse fenômeno, relativamente raro, poderá ser observado desde de manhã até a tarde (o máximo do transito ocorre próximo das 12:00h - meio-dia).

Texto abaixo por Hélio C. Vital / RJ.

 

Olá, amigos!

Gostaria de poder contar com a colaboração dos senhores na divulgação do nossa programa de trânsitos, para que todos possam fazer suas próprias previsões desse tipo de evento e que queiram participar de nosso projeto observacional.

 
Dessa forma, solicito que os senhores, se assim desejarem, informem em seus portais o link para download do nosso programa de previsão de circunstâncias locais de trânsitos planetários: http://www.geocities.ws/lunissolar2003/Helios_Transits.zip.

 
Disponibilizei outra versão do pacote ontem. Ela conta com biblioteca de dados para cálculo de circunstâncias locais para 10 trânsitos de Mercúrio e 4 de Vênus.
 
Além disso, disponibilizei também uma outra versão para o hemisfério norte cuja única diferença é que latitudes norte são entradas com sinal positivo.
 
Outra sugestão seria a disponibilização do programa em seus próprios portais. Estão todos autorizados a fazê-lo.
 
Ao clicar no link, o pequeno arquivo de 24k é baixado. Trata-se de um diretório compactado (.zip). Vocês podem então criar um novo diretório na raiz do disco C: ou D:, ex: C:/Transitos e descompactá-lo lá, clicando com o botão direito do mouse. Então, basta clicar duas vezes sobre o nome do programa HELIOS e ele será executado. Mas, isso somente ocorrerá se você estiver usando o Windows de 32 bits e se o diretório que você tiver criado estiver localizado diretamente na raiz do disco C: ou D:. O HELIOS não rodará se estiver num diretório de segundo nível ou mais profundo. Caso vocês tenham um sistema de 64 bits, existe ainda uma forma de executá-lo. Vocês poderão baixar e instalar o DOSBox DOS Emulator (do Baixaki, por exemplo). Ao ser executado, esse programa criará um ambiente MS-DOS em sua máquina que tem o Windows 64 bits instalado. Bastará então que, com um comando do MS-DOS, você execute o nosso HELIOS de dentro da janela que ele terá criado.
 
Caso tenham alguma dificuldade, por favor, me procurem. É coisa simples instalá-lo e mais ainda usá-lo. Então, eu gostaria de receber algum retorno de vocês com relação ao uso do nosso programa de trânsitos.
 
Ontem, eu enviei a mensagem abaixo pra Deborah Byrd, do EarthSky, relativa ao nosso programa.
 
 
Tenham um ótimo dia! Abraços!
 

Helio C. Vital - RJ.

 

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023