Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

EDUCAR É ENSINAR A FELICIDADE - por Nelson Travnik.

Terra
11/06/2015

EDUCAR   É   ENSINAR   A   FELICIDADE

por Nelson   Travnik*

[email protected]

O nascimento do pensamento é igual ao nascimento do ser humano. Tudo começa com um ato de amor, uma semente depositada no ventre vazio. É a semente do sonho, da esperança e do amor.  Os educadores antes de especialistas em ferramentas do saber, são artífices em atos de amor e intérpretes de sonhos. Moldam hoje o amanhã. Ensinar é um exercício de imortalidade, alguma forma de continuarmos a viver e ser sempre lembrados naqueles cujos olhos aprenderam a sentir o seu mundo, cônscios de estar vagando na imensidão cósmica a bordo de um pequeno e frágil planeta azul  entre miríades de estrelas da nossa Via Láctea, comparável a um grão de poeira do deserto. Mas é a nossa casa da qual devemos cuidar. Do contrário estaremos apressando a exaustão completa da natureza.  

Educar é pois ensinar a felicidade, formando mentalidades para o mundo do amanhã. Infelizmente a sala de aula vem dando lugar a “chupeta eletrônica” e o professor outrora, dono do saber, vê-se constantemente questionado pelos alunos face a rapidez das descobertas vinculadas nos meios de comunicação. É o ônus do progresso nem sempre salutar. Por isso os professores necessitam sempre reciclar conhecimentos e se atualizar participando de seminários e cursos. Vivemos sob o feitiço do tempo. A vida é como uma sonata que começa e deve terminar. Tempo sem fim é insuportável. Tudo que é belo um dia termina. Nascimento, vida e morte é lei no universo. Beleza e morte andam sempre de mãos dadas. Não é possível sentir o perfume de flores que  ainda não nasceram. Só é possível sentir o perfume das flores que estão abertas hoje. Viver intensamente o momento presente porque ele é tudo que temos. “Tempus fugit, Carpe diem” , o tempo foge, colha e aproveita o dia. Inteligência e beleza devem coexistir sempre. Neste Século Espacial em que quase toda nossa tecnologia é gerada no espaço proporcionando o progresso que desfrutamos,  observatórios e planetários são catedrais da fé cósmica, locais de aprendizado constante e  reflexão sempre com métodos diferentes e inovadores, visando o crescimento do ser humano. Onde se enfatiza a questão do Meio Ambiente como única forma de preservação do planeta azul.

Os professores são os mestres das nossas vidas. Ensinam  que é possível alcançar a felicidade oferecendo um sentido a nossa efêmera existência.

*Nelson Travnik é astrônomo, diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba e  Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023