Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

CAMPUS PARTY 2015 - Palestra sobre Observação da Lua - dia 04 de fevereiro de 2015, 22;10 às 23:00.

104_2
07/02/2015

CAMPUS PARTY 2015 - UMA DAS MAIORES FEIRAS DE TECNOLOGIA DO MUNDO!

Palestra sobre Observação da Lua - dia 04 de fevereiro de 2015, 22:10 às 23:00.

O Prof. Vaz Tolentino foi convidado pelo curador do setor de astronomia da Campus Party, Dr. Sérgio Sacani Sancevero, para ministrar pela segunda vez, uma palestra sobre selenografia, dessa vez intitulada "Observação da Lua". O ambiente estava muito barulhento devido ao número de pessoas presentes e às outras atividades acadêmicas e palestras em paralelo acontecendo no grande local do evento (Centro de exposição Imigrantes, na cidade de São Paulo / SP). Isso dificultou um pouco a concentração para se ministrar uma palestra calma e cadenciada. Dificultou também, a operação de gravação do som da palestras em alguns pontos. Porém, ao final da missão, tudo acabou bem, com o Prof. Tolentino respondendo muitas perguntas e tirando fotos com pessoas da platéia, por solicitação das mesmas.

Descrição da palestra:

Selenografia é a parte da astronomia que estuda a Lua, especialmente os seus aspectos físicos. A palavra é derivada de Selene, deusa da Lua na mitologia grega. O selenógrafo estuda cientificamente as características físicas da Lua, observa e faz selenofotografias (fotos lunares) através de telescópios. Ele mapeia o relevo da Lua e descreve com precisão as diversas formações existentes em sua superfície.
 
Apesar de conter as mesmas formações observadas pelo renomado cientista Galileo Galilei há mais de 400 anos, nosso satélite natural sempre apresenta formas surpreendentes e diferenciadas através da ocular. A Lua muda constantemente o aspecto visual de suas formações, devido aos seus movimentos que causam mudanças de luz e sombras, criando sempre novidades observacionais. Se o assunto é observação astronômica, perante nosso ponto de vista aqui da Terra, a Lua é mesmo um “gigante cósmico”. É bem verdade que hoje dispomos de mapas lunares bem detalhados, julgados completos. Entretanto, para o selenógrafo especialista, os mapas da Lua constituem-se apenas numa referência. O verdadeiro campo de provas é a real superfície lunar, vasculhada sob os olhos atentos e experientes, bem diferente de uma folha de papel. Ainda existem muitos mistérios a serem revelados, que se escondem nas interessantes formações presentes em sua marcada e marcante superfície. Quando o selenógrafo observa a Lua que vemos atualmente, na realidade, ele enxerga o resultado da conseqüência de incontáveis eventos que aconteceram nos últimos 4,5 bilhões de anos. A importância da selenografia está no fato de que o nosso satélite natural nos ajuda a entender e conhecer mais sobre a origem e a evolução da Terra e dos demais planetas do Sistema Solar.

Por favor, assista o video da palestra em:

https://www.youtube.com/watch?v=cywtbKvyjzU

Obrigado!

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023