Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Um belo exemplo de morfologia complexa: MORETUS.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Um belo exemplo de morfologia complexa: MORETUS.

(créditos: Tolentino.)

Cratera MORETUS:

Diâmetro: 114 Km;

Profundidade: 6,3 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 70° 36′ 00″ S, LON: 05° 30′ 00″ W.

Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.

Melhor período de observação: No quarto crescente ou 6 dias após a Lua cheia.

Quem foi MORETUS? Théodore Moret, também conhecido como MORETUS (1602 - 1667) foi um jesuíta e matemático belga. Ele nasceu em Antuérpia, mas passou a maior parte de sua vida trabalhando em Praga, no Reino da Boêmia.

MORETUS é um exemplo clássico de cratera de impacto de morfologia complexa. É uma formação circular, com paredes largas, muito elevadas e estruturadas internamente em terraços. Externamente seu aro encontra-se circundado por uma fortificação ou baluarte, criado por escombros escavados e ejetados durante o impacto que a criou.

Possui um amplo e profundo piso interno, relativamente liso, inundado por lava basáltica que escapou por fendas na crosta no fundo da cratera. Essas fendas foram causadas pelo forte impacto que criou a cratera. O piso interno hospeda algumas diminutas crateras e apresenta uma imponente montanha central, com 2800 m de altitude em relação à base do piso. MORETUS localiza-se na região das terras altas, cravejada por inúmeras crateras de impacto, perto do polo sul lunar.

Foto: Lua cheia mostrando a área de abrangência da foto de MORETUS mostrada abaixo, juntamente com o perfil altimétrico da bela cratera.

Boas observações da região próxima do polo sul lunar são muito difíceis de serem executadas, quando feitas a partir da Terra, pois algumas partes das formações estão constantemente escondidas atrás de montanhas e paredes altas de crateras. O movimento de libração em latitude lunar é fundamental para facilitar as observações dessa região.

MORETUS é originalmente uma cratera de formato circular. Porém, a partir de nosso ponto de vista da Terra, por causa de sua posição próxima à região limítrofe do limbo lunar sul, essa cratera aparenta forma elíptica. O meridiano principal da Lua (latitude 0o) passa pela extremidade leste da borda externa de MORETUS.

MORETUS é circundada pelas crateras CYSATUS (ao norte), SHORT (ao sul), CURTIUS (a nordeste) e GRUEMBERGER (a noroeste).

Foto: A destacada cratera de morfologia complexa MORETUS, localizada próxima do limbo lunar sul, na região das terras altas cravejadas por crateras de impactos de todos os tamanhos e idades. Foto executada em ‎08‎ de ‎julho‎ de ‎2012, ‏‎04:04:02.

Foto principal executada por apenas 1 frame em 11‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎03:04:06.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023