Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A ferramenta "Path" do LROC ACT-REACT QuickMap da NASA.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A ferramenta "Path" do LROC ACT-REACT QuickMap da NASA.

(créditos: Tolentino.)

O programa LROC ACT-REACT QuickMap (http://target.lroc.asu.edu/da/qmap.html) apresenta imagens de altíssima resolução da superfície da Lua, feitas pela câmera LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera) da sonda americana LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter).

A ferramenta “Path” do LROC ACT-REACT nos permite visualizar o desenho do perfil cartográfico das diversas formações da superfície lunar e conhecer suas cotas (comprimento, profundidade, altitude, etc).

Essa ferramenta facilita a visualização das características físicas que uma foto normal não nos permite discernir, graças às medições precisas feitas pelos sensores de bordo da sonda LRO da NASA quando estava em órbita varrendo a superfície lunar.

A utilização da ferramenta “Path” nos permite uma análise mais profunda e detalhada que aumenta mais o nosso conhecimento das características físicas de uma determinada formação lunar.

Isto posto, analisaremos com a ferramenta “Path” o desenho do perfil cratera ARCHIMEDES, com suas cotas, a partir de um corte de uma linha imaginária, na direção Oeste-Leste.

Analisaremos também a cratera ARISTILLUS, com seu perfil e suas cotas, a partir de um corte de uma linha imaginária, na direção Sudoeste-Nordeste.

ARCHIMEDES:

No caso de ARCHIMEDES, verificamos que seu piso plano é inclinado, com o aclive da direção Oeste-Leste, sendo a borda Leste mais alta que a borda Oeste (quase o dobro). Verificamos também, que seu piso não é muito profundo (devido ter sido inundado por lava basáltica) em relação à superfície externa circundante.

ARISTILLUS:

No caso de ARISTILLUS, verificamos no detalhe o perfil de sua montanha central de pico triplo e a grande profundidade de seu piso em relação à superfície circundante. Percebemos também que a borda do lado Nordeste é um pouco mais alta que a borda do lado Sudoeste.

Constatamos também que os números oficiais de diâmetro e profundidade para as duas crateras (ARCHIMEDES: 83 Km e 2,1 Km; ARISTILLUS: 55 Km e 3,6 Km) diferem um pouco do que apresenta os desenhos dos perfis das mesmas, com as cotas de distância cartográfica e elevação.

Na imagem abaixo, analisamos também, o perfil do MONS PITON (LAT: 40° 36′ 00″ N, LON: 01° 06′ 00″ W), com um corte imaginário na direção Oeste-Leste. Constatamos o desenho de seu interessante perfil e verificamos que a medida oficial para sua altitude (2,3 Km) é praticamente a mesma apresentada pela cota da ferramenta “Path”.

MONS PITON:

Foto executada com apenas 1 frame em ‎20‎ de ‎junho‎ de ‎2010, ‏‎19:31:54 (22:31:54 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023